Máscara de argila: para que serve e como usar

Nem sempre precisamos recorrer aos produtos mais caros para termos a pele dos sonhos. A natureza também se encarrega de nos proporcionar recursos maravilhosos para este fim. E um deles é a argila. Ela é coletada diretamente do solo e é um material de origem mineral, contendo componentes como: alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água, magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, entre outros.

Há séculos ela é usada em tratamentos estéticos e terapias. Veja alguns benefícios;

  • Previne efeitos do tempo
  • Limpa, esfolia e tira manchas
  • Reduz inflamações e ativa a circulação superficial, dando vitalidade a pele
  • Afina e clareia a pele
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica
  • Elimina a oleosidade da pele
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Mas, é preciso cuidado! Não vá tacar argila no rosto de todo jeito. Antes, procure saber qual seu tipo de pele e quais são suas necessidades. Uma pele seca jamais deve usar argila verde por exemplo. Nem uma pele oleosa deve usar argila todos os dias, pois pode provocar o temido efeito rebote – quando a pele entende que precisa produzir mais óleo – e assim, em vez de melhorar, piora tudo.

Veja para que serve cada tipo de argila:

Argila Verde

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Branca

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila Vermelha

A argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.

Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.

Argila Rosa

A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Argila Cinza

A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Argila Preta

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

Argila Amarela

A argila amarela é rica em silício e antioxidantes. Desse modo, aplicar diretamente na pele madura fará com que a mesma comece a se recuperar. Como consequência, você terá uma pele mais firme, saudável e com uma aparência mais jovial.

As linhas finas de expressão vão diminuindo progressivamente, na medida em que você aplica a argila regularmente. O seu efeito sobre a pele funciona como um tipo de “catalisador” do colágeno. Aumentando assim, a elasticidade e a firmeza da pele madura.

Como usar a argila

  • Importante: Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.
  • Pegue uma colher de sopa de argila em pó
  • Adicione água mineral, soro fisiológico ou chá de camomila (temperatura pode ser morna), até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Aguarde entre 15 e 20 min e enxague.
  • Enxugue o rosto delicadamente. Se usar a noite passe um hidratante ideal para seu tipo de pele antes de dormir, e se usar durante o dia, não esqueça do protetor solar (proteção acima de 50).

Onde comprar a argila

A argila pode ser comprada em forma de cosmético ou em pó. Você encontra a argila em pó em casas de produtos naturais, supermercados e farmácia de manipulação. Em Petrolina encontrei na loja @riccafloraapnz e em Juazeiro no @obarataodosnaturais.

Beijos da Dê! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.