O que é o movimento “Slow” e por que é tão importante

Alguns termos irão circular bastante por aqui a partir de agora, pois este blog irá trazer para vocês muita informação sobre sustentabilidade e estilo de vida saudável. O termo “slow” que em português significa “lento”, é usado para se referir a tudo que está vindo em contrassenso a um estilo de vida frenético, consumista e irresponsável, que o mundo globalizado se encontra atualmente.

Entenda o conceito

O slow não é um conceito passageiro que surgiu ontem. Trata-se de um movimento em ascensão, que oferece informações e alternativas à produção de massa. Foi criado em 2008 pela inglesa Kate Fletcher, consultora e professora de design sustentável do britânico Centre for Sustainable Fashion, inspirado no movimento Slow Food (comida-lenta).

Outros termos que você verá por aqui:

  • Eco- friendly – Eco-amigavel
  • Slow beauty – Beleza lenta
  • Slow- Fashion– Moda lenta
  • Slow life – Vida Lenta

O que tudo isso representa?

Vou te fazer algumas perguntas e você responda sinceramente:

  1. Você gostaria de ter que trabalhar em situação de escravidão? (Ganhar muito pouco e não ter direitos humanos garantidos)
  2. Você gostaria de ser tratado como uma coisa que não tem a mínima importância? (Ninguém te tratando como ser humano)
  3. Você considera o desemprego algo simples e que não afeta a vida das famílias? (Só no Brasil são mais de 13 MILHÕES)
  4. Você não quer viver bem e nem quer o mesmo para as pessoas que você ama? (Com saúde, conforto e lazer)

Acredito que você respondeu NÃO para todas as perguntas. E isso já mostra que você é um forte candidato para entender este assunto. Se você não vive em nenhuma dessas condições acima, agradeça! Mas, infelizmente muitas pessoas estão em situações bem piores. Como seres dotados e EMPATIA e AMOR ao próximo, nós podemos fazer a diferença através de nossas atitudes diárias.

Como se aplica cada conceito e como aderir em seu estilo de vida:

ECO- FRIENDLY – ECO-AMIGÁVEL


Imagem: notjustalabel

Ao compreender que a natureza não existe para te servir, mas que você faz parte do meio ambiente como um agente transformador do espaço em que vive, irá se preocupar com a forma como anda tratando a si mesmo, através das suas ações com a natureza.

Dica para aderir hoje:

  • Comprar frutas e verduras em feiras
  • Consumir produtos reciclados
  • Não jogar lixo na rua
  • Prestar atenção nas embalagens que não se decompõe rápido na natureza
  • Respeito aos animais  

SLOW BEAUTY – BELEZA LENTA

Imagem: Reprodução

Trata-se de uma consciência da sua conexão com si mesmo, com os outros e com o meio ambiente. Além de uma vontade de agir de forma responsável. Você entende a sua conexão com a natureza e passa a fazer escolhas sustentáveis.  

Dica para aderir hoje:

  • Prefira produtos que valorizam a sua cultura local (comida, roupa, acessório…)
  • Abra mão aos poucos de produtos muito industrializados, prefira sempre os mais naturais (sem conservantes, parabenos, corantes…), isso inclui a alimentação, cosméticos e o consumo em geral.

SLOW- FASHION- MODA LENTA

Imagem: Reprodução

Teremos um post só para este assunto. Enquanto isso, entenda que, o slow fashion é um movimento que procura além de outras coisas, respeitar o profissional que trabalha nessa área, principalmente aquele que está na ponta da cadeia de produção. Incentiva um modo de pensar, agir e consumir com as premissas: “qualidade sobre quantidade” e “menos é mais” – além de resgatar o valor das roupas removendo a imagem da moda como algo descartável e o consumo como uma fonte (infinita e impossível) de superar frustrações.

Dica para aderir hoje:

  • Repense suas necessidades de consumo
  • Prefira poucos produtos de qualidade do que muitos produtos sem qualidade
  • Conheça brechós que você se identifica e passe a comprar lá
  • Doe aquilo que você não usa mais
  • Reutilize suas roupas, encontre várias formas de usá-las (temos dicas la no @denisaturnino)

ATENÇÃO: A princípio você pode achar que tudo isso é muito inatingível, e que é mais caro etc., mas, calma, não é bem assim. Isso é a sua mente que está mal programada, e não é culpa sua, relaxe! No final das contas, você irá perceber que tudo é uma questão de equilíbrio; gastando menos, sobra mais para o que de fato é importante. Vamos juntos?

Beijo da Dê!  

2 thoughts to “O que é o movimento “Slow” e por que é tão importante”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.